Os modelos de trabalho passaram por mudanças significativas, os escritórios presenciais foram substituídos pela flexibilidade do trabalho remoto e as novas tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano.

Apesar de toda evolução tecnológica, as soluções de segurança precisam acompanhar o crescimento dos ataques cibernéticos para combater ameaças cada vez mais sofisticadas e diversas tanto no ambiente online quanto nos dispositivos fora da internet. 

Antigamente, bastava uma combinação correta de caracteres e palavras para se ter uma senha razoavelmente forte e acessar suas contas de forma autenticada em suas redes seguras. Entretanto, nos dias atuais a confiança em uma única senha vem sendo quebrada, principalmente quando falamos do ambiente virtual.

Com a variedade de aplicativos e dados que podem ser acessados remotamente, as credenciais e dispositivos vulneráveis a phishing e malware vieram também. A adoção da  Internet das Coisas e microsserviços que se conectam a redes e aplicativos híbridos sem serem identificados ou políticas de controle a respeito do conteúdo que eles devem acessar, levam a uma área que não pode ser controlada apenas por firewalls ou segurança no ponto terminal.

Para lidar com esses desafios, a segurança preparada para o amanhã começa com um modelo zero-trust, uma estrutura que protege a força de trabalho (workforce), as cargas de trabalho e o local de trabalho.

Conte com o padrão de segurança zero-trust (Zero Trust Security)

O que é Cisco Duo? Bem, é uma plataforma de segurança zero trust- confiança zero, que fornece proteção para todos os usuários, dispositivos e aplicativos, em qualquer lugar. 

Ele basicamente verifica se os usuários são quem realmente declaram ser na hora do acesso e se outros dispositivos não estão comprometendo aplicativos ou dados através da autenticação multifator (autenticação de dois fatores). 

Como o Cisco Duo funciona?

Os usuários costumam criar e utilizar senhas para acessar imediatamente os dados ao fazer o login, o que deixa brechas para alguém facilmente se passar por um usuário e invadir o sistema. 

 O uso da autenticação de 2 fatores é fundamental para possibilitar maior segurança nos acessos às plataformas. Assim, com  a  identificação de dois fatores, a validação não se encerra na primeira etapa, quando o login é acessado, mas segue para segunda fase de autenticação, que é a comprovação da identidade do usuário por meio de um smartphone ou token, por exemplo, antes de liberar o acesso.

O processo de autenticação multifator ocorre da seguinte maneira:

  1. O usuário efetua login no site ou serviço com seu nome de usuário e senha;
  2. A senha é validada por um servidor de autenticação e, se correta, o usuário passa a ser elegível para o segundo fator;
  3. O servidor de autenticação envia um código exclusivo para o dispositivo de segundo fator do usuário (como, smartphone ou token);
  4. O usuário confirma sua identidade aprovando a autenticação adicional de seu dispositivo de segundo fator.

A configuração dos métodos de autenticação multifator do Cisco Duo não deixa os usuários preocupados, pois eles podem escolher a que melhor se adequa às suas cargas de trabalho, sem paralisações, de maneira rápida e simples.

O Cisco Duo pode ser integrado a qualquer ambiente, aplicativo ou plataforma que você tenha. Confira alguns exemplos:

  • Ambientes híbridos, locais ou com diversas nuvens;
  • Ferramentas SAAS, infraestrutura crítica, aplicativos personalizados e até SSH;
  • Acesso remoto seguro e clientes VPN, BYOD e até mesmo dispositivos offline.

Device Trust: saiba o que está acontecendo em seu dispositivo

As informações minuciosas sobre dispositivos corporativos e não gerenciados concedidas pelo Cisco Duo possibilitam que você verifique a integridade do dispositivo com uma visão completa dele antes de permitir o acesso.

Identifique as ameaças presentes em, por exemplo, dispositivos desatualizados, desbloqueados ou uma atividade de login anômala (fora do comum, baseada no comportamento do usuário).

Aproveite as ferramentas de proteção do Cisco Duo para aplicar políticas de segurança de acesso. Proteja suas aplicações em qualquer lugar e forneça acesso seguro remoto aos seus colaboradores em todos os ambientes (locais e na nuvem), independente do dispositivo e aplicativo que está sendo usado.

A InfraTI é uma empresa referência em soluções de Colaboração, Infraestrutura de Redes, Segurança e Datacenter, que visa a geração de alto valor estratégico em seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas e desfrute da segurança oferecida pela solução Cisco Duo! 

Referências: 

https://duo.com/product/multi-factor-authentication-mfa

https://duo.com/product/device-trust

https://duo.com/blog/two-factor-authentication-the-basics

https://www.cisco.com/c/pt_br/products/security/adaptive-multi-factor-authentication.html