A experiência conectada aumenta o potencial individual e coletivo de todos na equipe, otimizando as relações entre empresa e cliente

O futuro da comunicação empresarial é uma integração inteligente entre pessoas e ferramentas. Diante do volume crescente de fluxos, dados e negócios, somados a novas tecnologias cada vez mais conectadas, surge um novo modelo de trabalho. A colaboração cognitiva é um movimento que acompanha as transformações do mercado, aprimorando e aproveitando da melhor forma a produtividade dos colaboradores e do local de trabalho.

Esse novo formato, mais conhecido como experiência conectada, aumenta o potencial individual e coletivo das pessoas na organização, o que promove as relações e aprimora a interação entre colaboradores, equipes e clientes, eliminando tarefas desnecessárias. A fim de somar na rotina de trabalho, a colaboração cognitiva vem como agregadora, misturando ferramentas de negócios ao fluxo de trabalho, melhorando as tarefas diárias e até mesmo conseguindo resultados de forma mais rápida.

Com uma abordagem multidimensional, a colaboração cognitiva é um resultado possível a partir da soma de inteligência e contexto. A inteligência nada mais é do que os dados da rotina de trabalho, como calendário, reuniões, dados públicos, entre outros. Ligar esses dados diários às competências de cada colaborador dentro da empresa direciona as informações corretas às pessoas certas, no momento e local certos, independentemente de onde elas estejam. Essa estrutura de rede ágil e segura permite que a comunicação da empresa e a troca de dados entre os colaboradores aconteça a qualquer momento.

Com recursos como assistentes virtuais inteligentes, reconhecimento facial, processamento de linguagem natural e interfaces conversacionais, detecção e supressão de ruído, assistência contextual em tempo real, entre outros, a colaboração cognitiva surge para melhorar a relação dos colaboradores entre si e com os clientes e desenvolver equipes de alto desempenho com tomadas de decisão cada vez mais rápidas.

Por que aplicar a Colaboração cognitiva na sua empresa?

A colaboração cognitiva é uma facilitadora na comunicação e nos resultados da organização. Evitar sobrecarga de trabalho com atividades que não têm ligação direta com a tarefa fim, facilita o caminho e melhora o engajamento de cada um, aproveitando melhor a equipe. Essa nova modalidade de trabalho faz com que as experiências sejam simplificadas, gerando resultados ainda mais positivos.

A aplicação dessa nova forma de dividir as tarefas diárias ajuda a empresa a garantir que a experiência entre os colaboradores e a tecnologia sejam facilitadas, tornando a execução das atividades – e, logo, a obtenção de resultados – muito mais ágeis. As experiências do fluxo de trabalho facilitam a colaboração de todos, e os clientes passam a receber um atendimento personalizado e fluido.

Neste contexto, somar insights, automação e análise de pessoas aplicadas à utilização de tecnologias com armazenamento de dados online permite que a empresa tenha estratégia de gerenciamento de dados atualizada em um DNA compartilhado.

Impactos positivos da Colaboração cognitiva no ambiente de trabalho

1. Conexões facilitadas

Facilitar a comunicação diária da equipe é uma forma de auxiliar para que todos se conheçam melhor e mais profundamente. Essa melhora também acontece nos formatos das reuniões, por exemplo, e possibilita não só o alto desempenho da equipe, mas também um fluxo otimizado na relação com o cliente.

2. Utilização de Inteligência Artificial (IA) nas rotinas de trabalho

Aproveitar a IA no ambiente de trabalho acaba por simplificar as interações entre todos da equipe de uma forma muito mais simples e ágil. Com a solução, é possível fechar as agendas de todas as partes envolvidas em uma reunião de uma maneira muito mais rápida e automatizada. O conhecimento e domínio da comunicação em tempo real permite que a tecnologia facilite e amplie as experiências de colaboração cognitiva, seja nos modos de voz, vídeo, bate-papo e e-mail.

3. Conexão segura a qualquer momento

A experiência da colaboração cognitiva proporciona aos colaboradores e à equipe a flexibilidade de trocar informações em qualquer lugar, em ambientes móveis, no trabalho e nas reuniões de forma intuitiva, com plataformas abertas e flexíveis, integrando os serviços de armazenamento de dados e diversas fontes. Para que isso aconteça, é importante que haja a segurança de nível empresarial para manter uma política propícia, que respeite a privacidade de cada conexão.

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